, Urbanismo

Tatuapé será uma Berrini?

Projeto Eixo Platina atrai empresas e desenvolvimento humano para a zona leste berrini

Berrini, Brooklin, Paulista e Faria Lima são, diariamente, o destino de milhares de trabalhadores que cruzam a cidade para registrarem o ponto.

A maioria deles passa horas do dia no carro ou no transporte público apenas para se deslocarem da residência à empresa e vice-versa. E muitos adicionam mais algumas frações de hora para se dirigir à faculdade, depois do trabalho.

 

Essa é a realidade de boa parte dos mais de 12 milhões de habitantes da capital paulista.

Desse total, 4,6 milhões, ou seja, quase 40% dos paulistanos residem na zona leste e realizam diariamente mais de    2,8 milhões de deslocamentos para as outras áreas da cidade.

Em média, desperdiçam todos os dias 3h44min de suas vidas no trânsito, para trabalhar ou estudar.

Além do tempo perdido pelas pessoas, sob o ponto de vista econômico, os congestionamentos provocam perdas anuais de R$ 267 bilhões, de acordo com estudo da Quanta Consultoria.

Cruzar a cidade para trabalhar, estudar ou se divertir pode deixar de ser uma tortura diária, em alguns poucos anos, para uma grande parcela dos moradores da zona leste.

Com a proposta de proporcionar “uma conexão definitiva entre essa grande população de paulistanos e o emprego qualificado, o ensino superior reconhecido, a cultura, o lazer, a saúde e a conveniência que apenas as principais metrópoles do mundo podem oferecer”, foi lançado em 2018 o Projeto Eixo Platina (leia nota publicada no portal Viva Tatuapé), da Porte Construtora, tradicional companhia do bairro do Tatuapé.

Ambiciosa, pode ser considerada uma das maiores iniciativas de transformação urbana da história da capital paulista.

Tatuapé vai se tornar a nova Berrini da capital paulista?

Eixo Platina deve abrigar centenas de novas empresas e 20 mil pessoas vão poder morar e trabalhar no Tatuapé

A primeira fase do Eixo Platina vai reunir seis grandes empreendimentos, entre o Sesc Belenzinho e o Parque Sampaio Moreira, no Tatuapé, para gerar oportunidades de trabalho qualificado, networking e vagas em pós-graduação. Eles serão destinados ao uso corporativo, comercial, residencial, hoteleiro, educacional, varejista, de entretenimento, saúde e cultura, incluindo um centro de convenções de 8,5 mil metros quadrados, teatro para 1,5 mil pessoas e complexo de cinemas, entre outros.

Marcas conhecidas e reconhecidas como Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cinépolis e Hospital A.C. Camargo são algumas que já confirmaram o estabelecimento de filiais nos empreendimentos do Eixo Platina.

O empreendimento de estreia do projeto foi o Geon 652, na Rua Vilela, entregue no fim de 2019, com 24 andares, 240 salas comerciais e lojas no térreo.

O segundo será o Platina 220, previsto para ficar pronto em junho de 2021. Localizado na Rua Bom Sucesso, ao lado do Shopping Metrô Tatuapé e próximo ao Coworking Tatuapé e à Praça Silvio Romero, terá 530 unidades distribuídas em 46 andares e servidas por 19 elevadores.

O prédio reúne numa única torre lajes corporativas, salas comerciais, apartamentos residenciais, hotel e lojas. Em seguida, estão previstas as construções do Crona 665 e o Metria 652, ambos na Rua Vilela, o Almagah 227, na Rua Airi, e por fim o mais eclético de todos os empreendimentos do Eixo Platina, o Radial.

Construído na área hoje ocupada pela Kalunga, Cobasi e concessionária Ford Mix, próximo ao viaduto sobre a Avenida Salim Farah Maluf, terá 141 mil metros quadrados de área construída, ocupados por residências, salas comerciais, hotel, lojas, centro de convenções, hospital, cinema e teatro.

Mais do que encurtar as distâncias entre a residência e o trabalho ou a faculdade, o Projeto Eixo Platina, da Porte, promete se tornar um grande movimento de transformação para os moradores da zona leste e, principalmente do tradicional bairro do Tatuapé, a partir da atração de empresas, investimentos, oportunidades, serviços e desenvolvimento humano.

Casa terá aproximadamente 1600 lugares, tendo possibilidade, em formato multiuso, de chegar a capacidade de cerca de 2800 pessoas. O novo empreendimento vai integrar o Eixo Platina.

voltar

Post Your Thoughts

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this